POLÍTICA DE DESCONTOS:
Realizando 5 inscrições para o mesmo curso, ganhe 1 inscrição (pague somente 4).
Realizando 3 inscrições no mesmo curso, ganhe 5% de desconto.
Consulte-nos pelos contatos abaixo, antes de realizar as inscrições:
Telefone: (15) 4009-2900
WhatsApp: (15) 99178-5674
E-mail: [email protected]
INFORMAÇÃO:
A confirmação do curso dependerá do número de participantes inscritos. Após a confirmação do curso, não haverá devolução do investimento, podendo somente 70% do valor deste ser transferido para outro curso. O certificado será entregue para alunos com frequência mínima de 75%.
CURSO: GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS
DATA: 04, 05 e 06 de agosto
HORÁRIO: 18h às 22h
ÁREA DO CURSO: VENDAS
OBJETIVO:
Apresentar formas práticas e estratégicas de enxergar os custos e despesas da empresa como aliados na tomada de decisão. O participante aprenderá a estruturar, mapear e analisar os gastos do negócio com ferramentas acessíveis, revelando ainda oportunidades de ganho, por meio da análise das margens obtidas através das vendas de produtos e serviços.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Fundamentos da Gestão de Custos
A Cadeia de Valor e sua importância no resultado
Estratégia e posicionamento
Direcionadores de custo
Comportamento dos Gastos
Diferenças entre custos e despesas
Fixos x Variáveis | Diretos x Indiretos
O conceito e uso do Custo Padrão
Desenhando a Estrutura do Preço
Custos e despesas variáveis
Custos e despesas fixas
MLN ? Margem de Lucro Negocial: quanto é suficiente?
Apurando o Custo dos Recursos
Cálculo da matéria-prima
Custo dos processos industriais
Custos específicos de materiais importados
Métodos de Custeio: Escolhendo a Lente
Custeio por Absorção
Custeio Variável (Margem de Contribuição)
Custeio ABC ? Activity-Based Costing
Formação do Preço de Venda
Custeio por tempo: cálculo do processo produtivo
Despesas variáveis de comercialização
Média móvel semestral para despesas fixas
Precificação por Mark-up: prática com critério
Avaliando o Desempenho das Vendas
Margem de Contribuição: o número mágico da empresa
Mix de Produtos: análise o seu portfólio
Avaliação de Resultados
Construção da DRE sob diferentes métodos
DRE pelo custeio por absorção
DRE pelo custeio variável
Lucratividade e rentabilidade: dois lados da moeda
TMA, Payback (mensal e anual)
Ponto de Equilíbrio: contábil e econômico
Otimizando os Resultados
Estratégias de política de preços
Política comercial alinhada ao financeiro
ABC & BSC: integração entre custos e desempenho
Material de Apoio Exclusivo
Tabela Gerencial de Acompanhamento para uso prático (Excel)
CARGA HORÁRIA: 12H
PÚBLICO-ALVO:
Profissionais que atuam (ou desejam atuar) com custos e preços de venda: analistas, contadores, gestores financeiros, controllers, diretores de marketing e vendas, ou qualquer profissional que precise entender a lógica por trás dos números que sustentam o preço final.
INSTRUTOR: RODRIGO VIRGILIO MARTINS
Consultor de Gestão formado pela PUC-SP (COGEAE) e Especialista em Controladoria pela USP/ESALQ. Atua há 30 anos como professor, palestrante e consultor empresarial, com forte atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Custos, Gestão Financeira, Planejamento e Modelagem de Negócios, além da Estruturação de Modelos Orçamentários.
CURSO ONLINE: GESTAO DE CUSTOS E FORMACAO DE PRECOS - SOROCABA - 04/08 A 06/08/2025 DAS 18H ÀS 22H.
TRANSMISSÃO PELA INTERNET