INFORMAÇÕES - CIESP DISTRITAL SUL
DATA E HORÁRIO:
01 e 02 de Setembro de 2021
08:30 às 12:30
OBJETIVO:
- Discutir a realidade atual e as tendências da gestão de pessoas nas Organizações, oferecendo aos participantes uma visão do presente e do futuro da função gerencial.
- Discutir os aspectos do feedback e do feedforward que concorrem para a eficiência e eficácia das pessoas, a partir dos conhecimentos das técnicas de gestão de pessoas e de sua influência no desempenho e no comportamento das pessoas.
- Instrumentalizar os participantes para praticarem o feedback e o feedforward como ferramentas de gestão para melhoria das competências, dos desempenhos e dos comportamentos de seus colaboradores, parceiros e de si mesmo com foco nos objetivos e metas organizacionais.
PÚBLICO-ALVO:
- Executivos, Gerentes, supervisores, coordenadores e demais profissionais que lideram ou pretendem liderar equipes de trabalho.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
3.1. O que são feedback e feedforward e suas características
- Conceitos, origens e objetivos
- Características do feedback eficaz
- O feedback voltado para resultados
- O feedforward e o “olhar para o futuro”
- A delicada arte de lidar com pessoas
3.2. O papel da comunicação interpessoal nos processos de feedback e feedforward
- Conceitos e características da comunicação interpessoal
- Instrumentos de comunicação interpessoal e suas aplicabilidades
- A comunicação eficaz: o que é e como praticar
3.3. Como dar feedbacks com foco em resultados: como motivar através do feedback e do feedforward.
- As responsabilidades de quem dá o feedback e feedforward.
- Tipos de feedback e feedforward: Específicos e do dia-a-dia, Relevantes e irrelevantes, Positivos e negativos
- O feedback e seu papel na motivação de quem recebe
- A preparação para o feedback e feedforward: ambiente, clima, objetivo, roteiro, agenda
- O momento do feedback e feedforward: as reações de quem recebe e suas interpretações
3.4. Como receber feedbacks e feedforward e melhorar o seu desempenho e o da equipe
- As imagens que temos e as que os outros têm a nosso respeito: Como conciliar? Como conviver com as divergências? Como aceitar as opiniões alheias?
- Como se preparar para receber feedback e feedforward.
- Os diferentes tipos de reações devido aos feedback e feedforward recebidos e suas consequências.
- Como transformar o feedback e o feedforward em insumo para melhorar o comportamento e o desempenho organizacional.
3.5. A avaliação de desempenho e a etapa do feedback e de feedforward.
- A avaliação de desempenho: seus objetivos, características, modelos e formas de aplicação.
- A importância do feedback e do feedforward no ciclo da avaliação de desempenho
- O contrato entre o gestor e colaborador como consequência do feedback e do feedforward.
- O gestor e as funções de coaching após o feedback e feedforward.
3.6. Fatores críticos para o sucesso do feedback e feedforward: a cultura, o clima e o modelo de gestão da Organização.
INSTRUTOR:
Sergio Lopes
- Mestre em Administração de Empresas (Metodista, 1985, Pequenas e Médias Empresas), Pós-Graduado em Análise de Sistemas (FAAP, 1978), Sistemas de Informações (Mauá, 1979), em Administração Financeira (Fecap, 1981) e Bacharel em Administração (USP, 1974).
- Sólida trajetória profissional construída ao longo de 48 anos de atividades exercidas em diferentes tipos de Organizações, tendo ocupado por vários anos, cargos executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação em empresas de médio e grande porte.
- Há 30 anos trabalha como Consultor Empresarial nos mais diferentes tipos e portes de Organizações participando de projetos nas áreas de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Organização, Sistemas e Métodos, Organização e Planejamento Empresarial, Mapeamento de Processos, Sustentabilidade, Qualidade (Total e ISO 9000) e Produtividade.
- Na área educacional atua há mais de 36 anos, tendo acumulado experiência como Docente e Coordenador em cursos superiores de graduação e docente em cursos de pós-graduação e MBA em Instituições de Ensino Superior de São Paulo, Bahia e Espírito Santo e Instrutor em Cursos de Capacitação e Desenvolvimento Profissional, tendo lecionado e/ou lecionando em Universidades Corporativas e Entidades de Ensino Livre em diversos Estados do País.
- Atua, também, como Palestrante em Entidades de Classe e em Instituições de Ensino Superior, Pesquisador em suas áreas de atuação e Articulista, possuindo artigos publicados sobre gestão de mudanças, de empresas e de pessoas, em jornais, revistas e sites da Internet.
- No exercício do voluntariado foi examinador do Prêmio Nacional da Qualidade (1996), do Prêmio Gestão Banas (2008 a 2011) e do Prêmio PBQP-H (2010), membro da AAPSA – Associação Paulista de Gestores de Pessoas (2008/2013) e desde 2007 é membro do GEES – Grupo de Excelência de Ética e Sustentabilidade, do CRA/SP.
* A confirmação do curso dependerá do número de participantes inscritos. Após a confirmação do curso, não haverá devolução do investimento, podendo somente 70% do valor deste ser transferido para outro curso. O certificado será entregue para alunos com frequência mínima de 75%.
Política de reembolso: Este organizador não aceita reembolsos * O Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor garante um prazo legal de 7 dias após a compra ou até 2 dias antes do início do evento (o primeiro que acontecer) para solicitar o estorno de pagamento.
Todas as informações, programação e a realização deste evento são de responsabilidade:
CENTRO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE SAO PAULO - DISTRITAL SUL (CENTRO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE SAO PAULO) | Documento: 62226170001975