I Seminário Imobiliário de Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos -  Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/fiesp

I SEMINÁRIO IMOBILIÁRIO DE MÉTODOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

O evento será no dia 16/04 (terça-feira), das 9h00 às 12h30.

Inscrições

Ambiente Seguro

Detalhes do Evento

PROGRAMAÇÃO


9h às 9:15h - Credenciamento


9:15h às 10:45h - Quando e como incluir cláusula de ADR nos contratos imobiliários

Cada contrato imobiliário tem sua particularidade, a depender do seu valor, da sua complexidade, dos seus objetivos e do perfil dos contratantes. Como identificar se a cláusula de arbitragem, mediação ou dispute board é adequada, no caso concreto, para evitar e resolver disputas? Como orientar o cliente e a outra parte?


Moderadora: Lilian Bertolani

Mestre em Direito das Relações Economicas Internacionais e Especialista em Direito Administrativo pela PUC/SP. Advogada e Secretária Geral do CONIMA e da Câmara CIESP/FIESP.

Palestrante 1: Samantha Longo 

Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pela UNICURITIBA Negotiation and Leadership Program na Harvard University. LLM em Direito Empresarial pelo IBMEC/RJ. Membro do FONAREF - Fórum Nacional de Recuperação Empresarial e Falência e membro do Comitê Gestor de Conciliação I, ambos do Conselho Nacional de Justiça. Professora da EMERJ. Coordenadora da Coluna Migalhas Consensuais. Diretora de Mediação do CBMA.

Palestrante 2: André Abelha

Fundador e Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário - IBRADIM. Atualizador do livro Condomínio e Incorporações (Caio Mário da Silva Pereira). Program on Negotiation and Leadership pela Harvard University. professor Convidado de Cursos de Pós-Graduação e Extensão em Direito Imobiliário da EMERJ, da UERJ, da PUC Rio, da Faculdade Baiana e de outras instituições. Autor dos livros Abuso do Direito no Condomínio Edilício (2013) e Direito Imobiliário: Reflexões Atuais (2021). Mestre em direito civil pela UERJ. Sócio de Longo, Abelha, Arouca e Pires Advogados.

Palestrante 3: Olivar Vitale  

Advogado, sócio fundador do VBD Advogados, fundador e diretor Institucional do IBRADIM, conselheiro jurídico do Secovi-SP e do SindusCon-SP, professor e coordenador da Especialização/MBA da POLI-USP, da ESPM-SP, da UniSecovi e de outras entidades de ensino, diretor da MDDI (Mesa de Debates de Direito Imobiliário), membro da comissão do concurso público de provas e títulos para outorga de delegações de Notas e de Registro do Estado de Alagoas.

Palestrante 4: Márcia Bonilha 

Advogada, com Pós-Graduação e Mestrado em Direito Processual Civil pela Puc/SP. Participou do Programa GRC da Fundação Dom Cabral e do programa de liderança do IBGC, focado em ESG. Possui certificações em Compliance. Atualmente, cursa Psicanálise, no CEP. Já atuou nos mercados de óleo e gás, agronegócios e serviços e está, desde 2009, no mercado imobiliário. Diretora Jurídica e Compliance Officer na Setin Incorporadora.


10:45h às 11h - Coffee Break


11h às 12:30h - Desafios nas ADRs do setor imobiliário

O que ajuda e atrapalha, e quais as boas práticas na visão dos peritos, dos árbitros, mediadores e advogados?


Moderador: Helder Moroni Câmara

É sócio do escritório PMMF Advogados, doutor, mestre e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), professor convidado de Direito Empresarial nos cursos de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador jurídico do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim).


Palestrante 1: Francisco Maia

Graduado em Engenharia Civil e Direito pela UFMG; Pós-graduado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, onde é professor convidado; Presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/MG (2022/2024); Coordenador Geral das Diretorias Estaduais e Presidente da Comissão de Arbitragem e Mediação do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário - IBRADIM (2021/2024); Vice-Presidente do Conselho Jurídico do SINDUSCON/MG (2022/2024); Presidente do IBAPE/MG (1988/1992) e do IBAPE Nacional (2003); Autor de livros sobre avaliação, perícia, mediação, arbitragem, construção e mercado imobiliário; Integrante das Comissões de Juristas do Senado Federal e do Ministério da Justiça para elaboração da Lei de Mediação e reforma da Lei de Arbitragem (2013).

Palestrante 2: Adriana Pucci

Doutora em Direito Econômico e Financeiro pela USP. Membro do Conselho Temático da Câmara de Mediação e Arbitragem da CIESP/FIESP. Advogada em São Paulo. Atuação principalmente como árbitra em diversas áreas, entre outras. Contratos no setor de energia elétrica, engenharia e infraestrutura, construção e contratos de M&A.


Palestrante 3: Claudia Frankel Grosman   

Mediadora extrajudicial e judicial desde 2008, sócia fundadora da CFG e associados, negociação estratégica e mediação. Advogada com MBA executivo no Insper e especializada em direito imobiliário empresarial na Universidade SECOVI. Certificada em mediação pelo IMI - International Mediation Institute e pelo ADR Group de Londres. Docente e Supervisora do Instituto Meditativa. Integra o painel de mediadores de Instituições renomadas. Vice-presidente da comissão de arbitragem e mediação do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário, IBRADIM, Coordenadora do Grupo de Empresas e Organizações do Programa de Boas Práticas em Mediação e Coidealizadora do Projeto DailyTools.

Palestrante 4: José Nantala Bádue Freire

José Nantala Bádue Freire, é graduado pela Universidade Mackenzie (2004), com especialização em direito europeu pela Universidade de Coimbra (2006), doutorando em Direito Internacional pela FDUSP (2020). Com mais de 19 anos de atuação profissional, José Nantala Bádue Freire, é Consultor da área de Agronegócios, Imobiliário, Arbitragem/ Mediação e Contratos do Miguel Neto Advogados.



Política de reembolso: Este organizador não aceita reembolsos * O Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor garante um prazo legal de 7 dias após a compra ou até 2 dias antes do início do evento (o primeiro que acontecer) para solicitar o estorno de pagamento.
Todas as informações, programação e a realização deste evento são de responsabilidade:
CÂMARA DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM CIESP/FIESP (CENTRO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE SAO PAULO - CIESP) | Documento: 62226170000146

16/04

(terça-feira)9h00

O Seminário irá abordar o uso dos meios adequados de resolução de conflitos (mediação, arbitragem e dispute boards) pelo setor imobiliário

ORGANIZADOR

CÂMARA DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM CIESP/FIESP

COMPARTILHE

WHATSAPP

WHATSAPP

LOCAL

AV. PAULISTA, 1313 - AUDITÓRIO 4° ANDAR

AV. PAULISTA, 1313
SAO PAULO, SP


Fourpass