Professor Norberto Gilberti Simonetti
OBJETIVOS DO CURSO
Ao final do curso os participantes deverão ser capazes de:
▪ Interpretar todos os requisitos da norma ISO 9001:2015 contextualizando-os no ambiente organizacional.
▪ Coordenar e realizar as auditorias internas da qualidade.
▪ Coordenar e implantar a padronização dos processos organizacionais.
▪ Entender como a norma ISO 9001 pode gerar diferenciais competitivos tanto para a organização certificada quanto para os profissionais que trabalham com a norma.
PÚBLICO-ALVO
▪ Profissionais que atuam em qualquer área empresarial.
▪ Estudantes cursando ou que já tenham concluído curso superior.
PRÉ-REQUISITO
Não há. Desejável ter experiência anterior na área da qualidade, estar cursando ou ter concluído o curso superior.
CARGA HORÁRIA, DIAS E HORÁRIO
O curso tem 16 horas-aula
Dias 5, 12, 19 e 26 de Junho
Das 8 às 12 horas
MODALIDADE DO CURSO
O curso poderá ser ministrado no modelo EAD através de ambientes virtuais como Zomm, Google Meet, Microsoft Teams ou Skype, com aulas AO VIVO com o instrutor (não são agravadas), ou na forma presencial.
METODOLOGIA
Aulas expositivas-dialogadas, com apresentação de casos reais e interação dos participantes em atividades práticas para fixação dos conceitos apresentados.
MATERIAL BIBLIOGRÁFICO
Será fornecido cópia para treinamento da norma NBR ISO 9001:2015. Os demais materiais usados no treinamento serão disponibilizados em arquivos eletrônicos.
CERTIFICADO
Será emitido certificado de AUDITOR INTERNO DA NORMA ISO 9001:2015 aos participantes que tiverem mais que 75% de presença e nota avaliação final do curso acima de 75%.
INFORMARÇÕES ADICIONAIS
Para o curso no modelo EAD, é de responsabilidade dos participantes providenciarem PC, notebook ou Smartphone, bem como conectar-se a uma boa rede de internet para melhor aproveitamento do curso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO
1.1 Conceito, histórico e importância da norma isso 9001:2015
1.2 O que quer dizer a sigla ISO?
1.3 As normas que compõem a família ISO 9001:2015
1.4 O que é e para que serve a certificação ISO 9001:2015
1.5 As vantagens da certificação para as empresas
1.6 A ISO 9001:2015 como modelo de gestão
1.7 Os princípios da norma ISO 9001
1.8 O que são empresas certificadoras
1.9 Termos e definições da norma ISO 9001:2015
MÓDULO 2 – PADRONIZAÇÃO
2.1 Conceito e importância da padronização de processos e atividades
2.2 A padronização como base para a ISO 9001:2015
2.3 Resultados com a padronização
2.4 Características dos procedimentos operacionais padrão (POP)
2.5 Elaboradores, aprovadores e responsáveis pelos POP
2.6 As revisões dos procedimentos operacionais padrão (POP)
MÓDULO 3 – INTERPRETANDO A NORMA ISO 9001:2015
3.1 Estudo de TODOS os requisitos da norma
3.2 Leitura, análise e discussão
3.3 Aplicação nas organizações
MÓDULO 4 – RELATANDO OBSERVAÇÕES E NÃO-CONFORMIDADES
4.1 O que é um Registro de Não-Conformidade (RNC)?
4.2 Como abrir, tratar e fechar um Registro de Não-Conformidade (RNC)
4.3 Controle dos Registros de Não-Conformidade (RNC)
MÓDULO 5 - AUDITORIAS DA QUALIDADE
5.1 Como é o processo de certificação
5.2 O que são auditorias e como elas são realizadas
5.3 Os três tipos de auditoria
5.4 Entendendo o processo de auditoria
5.5 Relatando observações e não-conformidades
MÓDULO 6 – AVALIAÇÃO PARA O TÍTULO DE AUDITOR INTERNO
A avaliação consiste na análise e discussão entre os participantes sobre diversas situações organizacionais e a decisão pelo enquadramento da ocorrência como não-conformidade e apresentar a respectiva justificativa.
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CIESP JAU