Informações - Ciesp Noroeste Paulista
Contato: 17 3231-0876 ou [email protected]
Objetivo:
Atualmente observa-se uma grande busca de técnicas e de conhecimentos voltados à gestão de materiais, pois as instituições, tanto públicas como privadas, necessitam de procedimentos científicos que venham a lhes proporcionar formas mais seguras, econômicas e racionais de fazerem seus investimentos em bens e materiais, adequando-se aos novos parâmetros de eficiência de gestão.
Público-alvo:
A capacitação é voltada para Diretores, Gerentes e Servidores que atuam, direta ou indiretamente, em compras, almoxarifado, patrimônio, material, além de profissionais do controle interno/externo dos três poderes nas esferas Federal, Estadual e Municipal.
RESUMO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Introdução aos desafios da gestão dos cadastros.
2. O que é Padronização e Normalização
3. Administração de Materiais uma ciência na gestão de estoque
4. Recursos Materiais, Financeiros e Administrativos
5. Controle de Estoque
PDM - Padrão Descritivo dos Materiais;
Classificação e Padronização dos Materiais.
Controle dos Estoques
Curva ABC e XYZ dos estoques;
6. Classificação de Material
7. Inspeção de Suprimentos
8. Padronização e Normalização
9. Material: Conceito de material de consumo e material permanente; Parâmetros excludentes;
10. Aquisição de material
11. Catalogação de Materiais: Classificações, Codificação
12. Critérios de classificação de materiais
13. Gerenciamento dos cadastros, Identificação de Material e regras de caracterização
14. Responsabilidades e procedimentos operacionais, Saneamento e sincronização de catálogos
15. Roteiro prático
16. Conclusões.
Instrutor: Paulo Rago
Diretor do Ceteal – Centro de Estudos Técnicos e Avançados em Logística. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com especialização em Logística de Transportes e Empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Mais de 33 anos de atuação profissional, com experiências, inclusive internacionais, em posições executivas, abrangendo a criação e desenvolvimento de operações logísticas, transportes, supply chain, planejamento estratégico, planos de negócio, estratégias comerciais, compliance, compras, análise e modelagem de processos, avaliação de desempenho, capacitação de profissionais em diversos segmentos, desenvolvimento de programas de mentoria empresarial para diretores, gerentes e coordenadores, start ups de empresas e preparação de sucessores em empresas de diversos setores públicos e privados. Atuou em empresas como Souza Cruz S/A e Cia. Ultragaz S/A (Grupo Ultra) dentre outras. Atualmente é consultor empresarial para diversas empresas públicas e privadas no Brasil em vários segmentos. Criou o 1º treinamento do Brasil “Como vender fretes no TRC” e “Como vender fretes pelo telefone”. Desenvolveu e ministra diversos programas de treinamento em Compras, Desenvolvimento Gerencial, Liderança, planejamento estratégico, Logística, Distribuição, Vendas, Transportes, Frota de veículos, Supply Chain, Atendimento ao cliente, Comércio Exterior e Administração de Tempos dentre outros. Palestrante e professor convidado de diversos temas em Universidades e instituições como: FGV Brasília, Metodista, UFMG, EDUCC/IPT/USP, FEI, MBA FIA, Mackenzie, Setcesp, Aduaneiras, CIESP, SETCEMG, ESAF, SENAC, dentre outras, além de inúmeras atividades “IN COMPANY” para diversas empresas dos ramos de serviços e indústria. Ex-diretor da Associação Brasileira de Logística, outros de diversos e-books e escreve eventualmente artigos para alguns jornais e revistas especializados.
Receba no seu endereço de e-mail todas as nossas novidades e lançamentos de eventos.
CENTRO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE SAO PAULO