ÁREA DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE - NÚCLEO DE GESTÃO DOS HOSPITAIS FEDERAIS / MS
Publicidade

TEMA: FATORES HUMANOS NA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE

O evento será no dia 28/11 (quinta-feira), das 8h30 às 15h00.

Inscrição

Ambiente Seguro

Evento realizado!

Esperamos por você numa próxima oportunidade.

Se precisar de ajuda, escreva aqui para o organizador.

Detalhes do Evento

A qualidade da atenção à saúde e a segurança do paciente têm sido destaque em todos os espaços da saúde, nos níveis de governo e na mídia, nacionais e internacionais. 

Em 1999, o Institute of Medicine (IOM) norte-americano lançou o relatório denominado Errar é humano (To Err is Human), divulgando que cerca a cada ano morrem 100 mil pacientes nos hospitais americanos em decorrência dos erros e falhas causados pela assistência. Esse relatório foi um importante divisor de águas levando à mobilização, não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo, para que ações de melhoria da qualidade na assistência e de segurança do paciente fossem implementadas de forma imediata nas instituições de saúde.

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou a Segurança do Paciente como tema de alta prioridade a partir do ano 2000. A ANVISA, em 2005, assinou o termo de compromisso de adesão ao Desafio da OMS “Cuidado Limpo é Cuidado Seguro”, visando implantar a prevenção de infecção na assistência à saúde, priorizando a higienização das mãos.

Em consonância com as recomendações da OMS foi criada, em fevereiro de 2012, a Câmara Técnica da Qualidade e Segurança, uma instância colegiada, de natureza consultiva e deliberativa, vinculada tecnicamente ao Núcleo de Gestão dos Hospitais Federais, com o objetivo de desenvolver, subsidiar e apoiar as iniciativas para a melhoria da qualidade do cuidado e segurança do paciente no âmbito das Unidade Federais no Rio de Janeiro.

Em abril de 2013, reconhecendo a relevância da questão, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) envidando esforços para que gestores e profissionais da saúde, assim como pacientes, sociedades organizadas e a sociedade de forma geral passem a reconhecer a necessidade e urgência do tema.  O PNSP foi criado com o objetivo de promover melhorias relativas à segurança do paciente, de forma a prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos decorrentes da prestação do cuidado nos serviços de saúde.

Desde a sua criação em 2012, a Câmara Técnica da Qualidade e Segurança dos Hospitais Federais no Rio de Janeiro realizou sete seminários, com a participação média de 350 profissionais da área da saúde. Considerando o êxito alcançado nos eventos anteriores, e tendo como constância de propósito avançar nas iniciativas para a melhoria da qualidade da assistência e segurança do paciente, acontecerá no dia 28 de novembro de 2019 o VIII Seminário da Qualidade e Segurança, com o tema PREVENÇÃO DE INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE. 

                                                                              


O Evento

28/11
(quinta-feira)08:30

COMPARTILHE

Compartilhe por WhatsApp Compartilhe por e-mail Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

A Câmara Técnica da Qualidade e Segurança dos Hospitais Federais no RJ, promoverá no dia 28/11/19 o VIII Seminário da Qualidade e Segurança, com o tema PREVENÇÃO DE IRAS.

LOCAL

INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA JAMIL HADDAD - INTO

AVENIDA BRASIL, 500
RIO DE JANEIRO, RJ


ORGANIZADOR

ÁREA DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE - NÚCLEO DE GESTÃO DOS HOSPITAIS FEDERAIS / MS

Escreva para o organizador


Fourpass

Fique Informado!

Receba no seu endereço de e-mail todas as nossas novidades e lançamentos de eventos.

ÁREA DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE - NÚCLEO DE GESTÃO DOS HOSPITAIS FEDERAIS / MS

Compartilhe pelo WhatsApp