INFORMAÇÕES-CIESP SEDE
CONTATO - 11 3549-3288/3233 ou [email protected]
OBJETIVO:
Conheça a importância da área de compras na organização, os conflitos organizacionais e os critérios para uma administração interativa e produtiva.
• Entenda as garantias dos pedidos e contratos de compras gerais e conheça as cláusulas essenciais.
• Saiba como conduzir um processo de compras gerais, gerando vantagens financeiras e operacionais para sua empresa e evitando riscos.
• Aprenda na prática como operar com os documentos de compras e ter controles eficazes no monitoramento dos processos, focados em serviços.
• Aprenda a avaliar propostas e cotações e saiba o que pedir, como pedir e os dados fundamentais das cotações.
PROGRAMA:
1. IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE COMPRAS NA EMPRESA.
• Área de compras e as demais áreas
• Áreas de conflito com compras
• Fornecedor e cliente interno –
• Compras como área de gestão estratégica no gerenciamento dos custos, preços e margens de lucros da empresa – Cadeia de Suprimentos – Supply Chain.
• Compras como área de suporte para o equilíbrio dos estoques e da saúde financeira da empresa.
• Profissional de Compras – Competências e Formação.
2. TIPOS DE COMPRAS
• Considerações sobre diferenças entre compras gerais x compras de serviços
• Impactos na cadeia produtiva
3. COMPRAS DE SERVIÇOS
• Definição de serviços.
• Características das compras de serviços
• Avaliação e validação da solicitação
• Planilha de acompanhamento de propostas e avaliação de preços
• Compras pontuais e compras seriadas
• Cláusulas de coberturas das solicitações
• Informações essenciais – informações técnicas dos serviços
• Montagem de licitação de compras de serviços
• Cadastros necessários
• Controles fundamentais.
• Contratos de prestação de serviços
4. COMPRAS PELA INTERNET
• Utilização do sistema como ferramenta de gestão de compras
• Conceito e-procurement
• Conceito Strategic sourcing
• Leilão de compras
• Leilão reverso
• Vantagens e desvantagens.
5. DOCUMENTOS DE COMPRAS
• Requisição de compras
• Cotações - Faturas Pro-forma (Incoterms utilizados)
• Notas Fiscais
• Planilhas de custos
• Controles
• Certificados
• Desenhos Técnicos
• Especificações técnicas.
6. PLANEJAMENTO E COMPRAS
• Importância da área de planejamento na gestão de compras
• Forecast de compras
• Follow up de compras.
• Principais impactos fiscais e financeiros nas compras
7. PROPOSTAS – COTAÇÕES
• Análise da melhor oferta (preços, cronograma de entregas, avaliação do fornecedor e outros itens)
• Prazos de pagamento
• Cadastro e análise das informações financeiras do fornecedor
• Suporte de entidades do mercado (Serasa e outras).
8. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR
• Requisitos fundamentais
• Gerenciamento do processo
• Auditoria técnica nos fornecedores
• Avaliação do fornecedor
• Premiação do fornecedor.
9. OBJETIVOS E ÍNDICES DE PERFORMANCE
• Montagem de objetivos
• Índices de Performance aplicados à serviços contratados.
INSTRUTOR: Paulo Sergio Ferreira Rago
Diretor do Centro de Estudos Técnicos e Avançados em Logística – Ceteal. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com especialização em Logística de Transportes e Empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atua há mais de 29 anos em Logística. É consultor empresarial de diversas empresas no Brasil em vários segmentos e professor convidado dos temas Logística, Transportes e Supply Chain em universidades e instituições como Metodista, ESAF e Mackenzie.
CURSO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE COMPRAS E SUPRIMENTOS - CIESP SEDE
Receba no seu endereço de e-mail todas as nossas novidades e lançamentos de eventos.
CENTRO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE SAO PAULO