CURSO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE COMPRAS E SUPRIMENTOS - 22/06/2022 - CIESP SEDE
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OBJETIVO
Conheça a importância da área de compras na organização, os conflitos organizacionais e os critérios para uma administração interativa e produtiva.
Entenda as garantias dos pedidos e contratos de compras gerais e conheça as cláusulas essenciais.
Saiba como conduzir um processo de compras gerais, gerando vantagens financeiras e operacionais para sua empresa e evitando riscos.
Aprenda na prática como operar com os documentos de compras e ter controles eficazes no monitoramento dos processos, focados em serviços.
Aprenda a avaliar propostas e cotações e saiba o que pedir, como pedir e os dados fundamentais das cotações.
PÚBLICO ALVO:
Todos os profissionais (diretores, Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas, etc), atuantes nas etapas da Cadeia de Suprimentos (compras, produção, vendas, marketing, financeiro, transportes, distribuição, administrativo), bem como aqueles profissionais que buscam iniciar atividades dentro da área.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE COMPRAS NA EMPRESA
Área de compras e as demais áreas
Áreas de conflito com compras
Fornecedor e cliente interno –
Compras como área de gestão estratégica no gerenciamento dos custos, preços e margens de lucros da empresa – Cadeia de Suprimentos – Supply Chain.
Compras como área de suporte para o equilíbrio dos estoques e da saúde financeira da empresa.
Profissional de Compras – Competências e Formação.
TIPOS DE COMPRAS
Considerações sobre diferenças entre compras gerais x compras de serviços
Impactos na cadeia produtiva
COMPRAS DE SERVIÇOS
Definição de serviços.
Características das compras de serviços
Avaliação e validação da solicitação
Planilha de acompanhamento de propostas e avaliação de preços
Compras pontuais e compras seriadas
Cláusulas de coberturas das solicitações
Informações essenciais – informações técnicas dos serviços
Montagem de licitação de compras de serviços
Cadastros necessários
Controles fundamentais.
Contratos de prestação de serviços
COMPRAS PELA INTERNET
Utilização do sistema como ferramenta de gestão de compras
Conceito e-procurement
Conceito Strategic sourcing
Leilão de compras
Leilão reverso
Vantagens e desvantagens.
DOCUMENTOS DE COMPRAS
Requisição de compras
Cotações - Faturas Pro-forma (Incoterms utilizados)
Notas Fiscais
Planilhas de custos
Controles
Certificados
Desenhos Técnicos
Especificações técnicas.
PLANEJAMENTO E COMPRAS
Importância da área de planejamento na gestão de compras
Forecast de compras
Follow up de compras.
Principais impactos fiscais e financeiros nas compras
PROPOSTAS – COTAÇÕES
Análise da melhor oferta (preços, cronograma de entregas, avaliação do fornecedor e outros itens)
Prazos de pagamento
Cadastro e análise das informações financeiras do fornecedor
Suporte de entidades do mercado (Serasa e outras).
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR
Requisitos fundamentais
Gerenciamento do processo
Negociação com fornecedores
Auditoria técnica nos fornecedores
Avaliação do fornecedor
Premiação do fornecedor.
OBJETIVOS E ÍNDICES DE PERFORMANCE
Montagem de objetivos
Índices de Performance aplicados à serviços contratados.
ISTRUTOR: Paulo Rago
Diretor do Ceteal – Centro de Estudos Técnicos e Avançados em Logística. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com especialização em Logística de Transportes e Empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Mais de 33 anos de atuação profissional, com experiências, inclusive internacionais, em posições executivas, abrangendo a criação e desenvolvimento de operações logísticas, transportes, supply chain, planejamento estratégico, planos de negócio, estratégias comerciais, compliance, compras, análise e modelagem de processos, avaliação de desempenho, capacitação de profissionais em diversos segmentos, desenvolvimento de programas de mentoria empresarial para diretores, gerentes e coordenadores, start ups de empresas e preparação de sucessores em empresas de diversos setores públicos e privados. Atuou em empresas como Souza Cruz S/A e Cia. Ultragaz S/A (Grupo Ultra) dentre outras. Atualmente é consultor empresarial para diversas empresas públicas e privadas no Brasil em vários segmentos. Criou o 1º treinamento do Brasil “Como vender fretes no TRC” e “Como vender fretes pelo telefone”. Desenvolveu e ministra diversos programas de treinamento em Compras, Desenvolvimento Gerencial, Liderança, planejamento estratégico, Logística, Distribuição, Vendas, Transportes, Frota de veículos, Supply Chain, Atendimento ao cliente, Comércio Exterior e Administração de Tempos dentre outros. Palestrante e professor convidado de diversos temas em Universidades e instituições como: FGV Brasília, Metodista, UFMG, EDUCC/IPT/USP, FEI, MBA FIA, Mackenzie, Setcesp, Aduaneiras, CIESP, SETCEMG, ESAF, SENAC, dentre outras, além de inúmeras atividades “IN COMPANY” para diversas empresas dos ramos de serviços e indústria. Ex-diretor da Associação Brasileira de Logística, outros de diversos e-books e escreve eventualmente artigos para alguns jornais e revistas especializados.
CURSO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE COMPRAS E SUPRIMENTOS - 22/06/2022 - CIESP SEDE
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CENTRO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE SAO PAULO